|
ABFAcademia Brasileirade FilosofiaContato

Institucional

Mulheres na Filosofia

Mesa de abertura do Seminário Mulheres na Filosofia. Conferências: Dra. Martina Korelc (Universidade Federal de Goiás): A originalidade da concepção de pessoa humana no pensamento de Edith Stein. Dr, Carlos Frederico Calvet: Esboço do pensamento político de Catarina de Siena.

24 de setembro de 2026
Professores Carlos Frederico (UCP), Edgard Leite (UERJ e Presidente da ABF) e Martina Korelc (UFG) no Seminário Mulheres na Filosofia
Professores Carlos Frederico (UCP), Edgard Leite (UERJ e Presidente da ABF) e Martina Korelc (UFG) no Seminário Mulheres na Filosofia

O evento Mulheres na Filosofia tem como objetivo promover a reflexão crítica e o intercâmbio acadêmico acerca da participação das mulheres na construção histórica do saber filosófico. A história da filosofia tem sido marcada por processos de exclusão que limitaram o reconhecimento da produção intelectual feminina. O evento propõe enfrentar essa lacuna. Ao discutir questões relativas às especificidades da produção filosófica das mulheres, às pensadoras que atuaram de modo decisivo na história da Filosofia e às estratégias institucionais para ampliar a participação feminina no campo, o evento articula pesquisa consolidada, inovação conceitual e impacto social. As discussões contemplam diferentes tradições filosóficas e promovem o diálogo interdisciplinar com áreas como ciências sociais, educação, estudos de gênero e teoria política. O evento valoriza a produção de filósofas brasileiras vinculadas à Academia Brasileira de Filosofia, fortalecendo redes acadêmicas, promovendo a equidade de gênero na ciência e consolidando o Estado do Rio de Janeiro como espaço de referência no debate filosófico nacional.

← Voltar às notícias